top of page

Um paraíso chamado “Morro de Guaibura”

Atualizado: 13 de fev. de 2023

Lugar de um rico ecossistema que abriga diversas espécies de plantas e animais, hoje tem sua existência ameaçada pela ganância humana.


Lar de um rico ecossistema, o Morro de Guaibura abriga diversas espécies de plantas e animas, de todos os tipos como saguis, jiboias, sabiá da praia, pica pau, bem-te-vi. Lugar de muita vida, que hoje tem sua existência ameaçada pela ganância humana.


Na parte de trás do Morro há um manguezal, onde são proeminentes os mangues brancos mais que centenários, e que muitas vezes é ignorado ou passa despercebido. Esse manguezal é abastecido pela água que escorre da chuva, desde o descampado até o mangue, juntamente com os olhos d’agua ao redor; o mangue também é abastecido com água salgada, se tornando o primeiro habitat de lagostas, camarões, polvos, entre outros. Lá também existe diversas espécies de caranguejo como o guaiamum, chama maré e aratu.



Em volta do manguezal e por toda extensão do Morro é encontrado diversos arbustos de jacquinia armillaris, planta nativa ameaçada de extinção e que funciona como estabilizadora de mangue, e que, além disso não suporta ser retirada do seu local de origem para ser realocada.


O Morro de Guaibura, juntamente com a Praia e Vila Guaibura são uma tríade que coexistem, pois, nossa cultura num todo é sobre preservar e valorizar o local que nascemos, crescemos e geramos frutos. O Morro de Guaibura é didático e auxiliou no ensino de cada morador da vila e agregados, do empírico ao acadêmico, o ensino na prática e baseado na vivência de quem aprende é essencial pra a absorção desse conhecimento e aplicá-lo ao meio em que vive.


La é feita também a coleta de mariscos como o sururu e o buzo, e o extrativismo artesanal de subsistência de conchas secas a beira mar. A Praia de Buzo e Jogo da Baleia presentes ali são belas e auxiliam os artesões locais. Nós Guaiburenses somos uma vila tradicional caiçara, originaria com raízes afro-indígenas que foram mantidas e ensinadas pelos mais velhos e que perpetuam até hoje. Uma das muitas heranças culturais é o “colar de buzo” feito com mini búzios encontrados na Praia do Buzo, que são exclusivos da vila. As bateiras, barquinhos encontrados na Praia de Guaibura são marca registrada e dão um charme a mais na nossa vila que é tão carregada de história.


Esse é só um pedacinho de algo tão importante, de um ecossistema maravilhosamente diverso e de uma cultura que se mantem viva.

O Morro é Mata Atlântica, é cultura, berço da vida, é o sagrado ancestral.

O Morro É DE GUAIBURA.


-Potira


bottom of page